Dolce Fare Niente

Certas coisas nunca mudam. O nosso lema será uma delas. "Honesto estudo com muito vinho misturado"

terça-feira, julho 05, 2005

G8

Sobre o post do Pedro, tanta irritação para nada. Nada me parece mais natural do que um Presidente do seu país afirmar que vai defender os seus interesses. Se perguntarmos aos restantes líderes dos restantes países que vão estar presentes nessa cimeira, vão ter sempre em linha de conta os interesses nacionais e em que medida é que eles são compatíveis com a agenda internacional. Os consensos obtém-se desta forma. Estranho seria um país vergar-se à vontade dos outros sem tentar fazer valer também os seus pontos de vista. Até o nosso Presidente deve defender sempre os interesses do nosso país. Isto, claro, se os tivermos.

2 Comentários:

  • Às 8:54 da tarde , Blogger Unknown disse...

    Compreendo, mas deverias ver um pouco o excerto da entrevista! É claro que cada presidente defenderá os interesses do seu país. A questão não está aí mas sim no facto de estes representarem as superpotencias na debate de temas que nos tocam a todos, ambiente, África e por aí fora. Digamos já que tem que haver consenso no debate e não prestar «favores» a outros. Muito menos vergar-se perante outro país, deixa-me relembrar um pouco as guerras desencadeadas pelos EUA, agora diz-me: os EUA vergaram-se perante a ONU?
    Não fujamos à questão, um G8 reflecte-se pela cooperação de esforços significativos e é por isso que te digo para veres um pouco a entrevista. Ok, tudo isto é a minha opinião e certamente haverá pontos em comum que partilhamos outros não. Fico à espera de resposta

     
  • Às 9:49 da tarde , Blogger Nelson Silva Lopes disse...

    Eu também compreendo a tua posição. E tenho esperança que esta seja uma reunião, não diria histórica, mas importante, pelo menos no que toca ao perdão da dívida dos países menos desenvolvidos, sobretudo africanos. Também me recordo que os Estados Unidos sempre pautaram a sua actuação pelo unilateralismo das suas decisões e posição, pelo que não me surpreende o discurso do Bush. Até porque é "torpe", se me percebes.

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial