Dolce Fare Niente

Certas coisas nunca mudam. O nosso lema será uma delas. "Honesto estudo com muito vinho misturado"

quarta-feira, julho 25, 2007

Capeias da Raia


Nunca fui muito assitir a touradas, mas desde que ando pelos lados da raia levaram-me a conhecer as capeias e o seu forcão. Admito que fiquei fascinado, a emoção que transmite ao espectador e quizá participante é de uma adrenalina pura. A capeia é bela pelo seu forcão (armação triangular, construida em madeira de carvalho cuja função consiste em oferecer uma protecção aos jovens contra as investidas do touro. O manejamento deste instrumento tem técnica própria: a arte de pegar ao forcão), é bela pela "dança" que se faz e é bela porque se mede forças frente a frente com o touro sem espadas e bandarilhas ou seja lá o que for. Se tiverem oportunidade vejam, é uma sugestão de lazer que me fascinou desde a primeira vez que vi.

3 Comentários:

  • Às 1:41 da tarde , Blogger rei dolce disse...

    ora ai esta mais uma surpresa, tu gostares deste tipo de actividades!!!

    eu, claro que gosto,nunca o escondi,aliás cada vez gosto mais, ou como se diz na giria, cada vez sou mais aficionado.

    lanço-te este desafio:
    tenta visitar uma ganadaria no alentejo ou ribatejo, depois vai a uma corrida de touros(tourada)tiras as tuas fotos/conclusões, e depois voltamos a falar.

    outra coisa, esta é a tua melhor foto.

     
  • Às 2:57 da tarde , Blogger Unknown disse...

    Caro leão obrigado pelo elogio da foto, quanto às touradas suponho que seja dificil, por estes lados também as fazem mas não tem tanta pujança como as capeias. Gosto mesmo de ver o encerro e aqueles 20 ou 30 homens a segurarem o forcão e a fazer frente ou touro. Gosto de ouvir o som do embate do cornos de touro no forcão e gosto também de ver quando o touro vira o forcão e ganha.

     
  • Às 3:56 da tarde , Blogger rei dolce disse...

    exatamente por isso te digo para te meteres a caminho do ribatejo ao alentejo, em busca de cheiros,sabores, danças e culturas que te vão surprender.

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial