Dolce Fare Niente

Certas coisas nunca mudam. O nosso lema será uma delas. "Honesto estudo com muito vinho misturado"

quarta-feira, outubro 28, 2009

Ainda não tinha dito nada...

Mas o resultado das eleições foram de encontro ao que já tinha discutido com o Leão. Com a diferença de que foi o PP e não o BE um dos grandes vencedores das eleições, senão mesmo o único grande vencedor.

Aliás, creio que foram quase todos perdedores. O PS, porque diminuiu drasticamente a sua votação, perdendo quase 1/3 dos seus deputados; O PDS porque teve um resultado péssimo, ao nível do que Santana Lopes conseguiu alcançar em 2005. Mostrou claramente que neste momento, com as figuras que tem na liderança, não é alternativa de governo. Mas já há mais de dez anos, com a saída de Cavaco Silva, com o fim da maioria absolutíssima, com a falta de alternativas credíveis e mobilizadoras, sem uma personalidade capaz de unir o partido e criar a empatia necessária com o povo português, que este partido se tem vindo a assumir como um partido de oposição e menos como um partido de governo. Tanto que mesmo com o Durão apenas o conseguiu ser com algum conforto, com a ajuda do PP de Portas; O BE por ter falhado a sua ambição de ser a terceira força política, como tanto sonhavam. Aliás, a sua ambição estava bem clara num dos últimos outdoors presentes na rua e do qual retive o slogan explicativo e explícito: "Estamos prontos". Mas ainda não é para já; O PCP também não conseguiu continuar a ser a terceira força política, mas estes ficaram praticamente na mesma, com o número de deputados praticamente igual.

Posto isto, vamos ver o que nos espera. Se um governo de dois anos, como o PSD já está a fazer passar para a opinião pública ou se um pacto de governabilidade vai permitir que possa durar a totalidade da legislatura. Tenho sérias dúvidas, mas a ver vamos. Até porque de boas intenções está o mundo cheio. E de políticos também...

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial