Dolce Fare Niente

Certas coisas nunca mudam. O nosso lema será uma delas. "Honesto estudo com muito vinho misturado"

quarta-feira, novembro 18, 2009

Coisas Boas IV

O GARRANO E O LOBOSerra da Peneda

Se procura um fim-de-semana diferente, numa das mais belas paisagens naturais e no território de um grande predador, o mítico LOBO, a ECOTURA pensou em si!
Tendo como objectivo a aceitação do Lobo por parte das populações locais e a continuação do nosso trabalho de divulgação desta espécie, convidamos todos os interessados em conservação da natureza a desfrutar, na nossa companhia, do grandioso habitat do Lobo Ibérico. Iremos realizar saídas a cavalo (em Garranos) e a pé, de um ou mais dias, em que percorreremos o território do Lobo e observaremos os sinais da sua passagem.
Vamos cruzar densos carvalhais, percorrer bosques de bétulas, abrigos naturais de corços e javalis, atravessar manchas de castanheiros e azevinhos onde habitam esquilos, gaios e papa-figos e descansar junto a fragas onde se avistam águias e algumas espécies raras de gralhas.
Visitaremos Fojos (antigas armadilhas em pedra para a captura do Lobo, construídas pelo homem em lugares inóspitos) e conversaremos sobre a história e as lendas que envolvem esta espécie. E, quem sabe, poderemos ser brindados com o som mais espectacular da natureza – o Uivo do Lobo.
Quem Somos:
Anabela Moedas e Pedro Alarcão são ambos jornalistas. Trabalharam para vários jornais e revistas e produziram várias peças jornalísticas sobre temas relacionados com ambiente e conservação da natureza. Foram colaboradores permanentes da Revista Fórum Ambiente e colaboraram com a Revista Ozono desde o seu primeiro número.
Em 1999 resolveram alargar o âmbito do seu trabalho e abraçaram um projecto de longo curso que mudou radicalmente o rumo das suas vidas.
Em Novembro de 1999 iniciaram então um projecto que só estaria terminado quando tivessem a informação e as imagens necessárias para produzir um livro sobre a vida de uma família de lobo-ibérico
Nessa altura, com a ajuda do biólogo Francisco Alvares, escolheram uma alcateia para trabalhar. Escolhida a alcateia, arranjaram uma casa na região do Parque Nacional da Peneda Gerês e no início de 2000 começaram o trabalho de campo.
Para mais informações consulte www.ecotura.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial